quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O verdadeiro culpado

Apontar o dedo é  fácil, fugir dos problemas é  fácil, negar é fácil, esconder-se é sempre o mais fácil; o mais difícil é assumir o erro, o mais difícil é partir do principio que fomos nós que erramos, que somos nós os culpados.

Estou a assistir na primeira fila, sem orgulho e com medo de julgar, a uma das piores situações que uma amiga pode assistir. Três dos meus melhores amigos estão de costas voltadas, tudo por causa do ... não sei, não sou eu quem deve de o dizer, porque nem eu saberia o que responder.

Não aponto o dedo a nada nem a ninguém, mas vejo cada um deles a apontar o dedo a si próprio, cada um deles a assumir o erro, a culpa, e a sofrer, cada um, à sua maneira ...isso parte-me o coração. Por mais que se escondam ou que mergulhem na almofada, eles não deixam a mágoa, não deixam de tentar encontrar uma solução para saírem de um «episódio» que não é o deles!!

O verdadeiro culpado? Talvez não exista um culpado, nem nesta, nem em outras tantas situações do nosso dia-a-dia. Todos, de uma forma ou de outra, contribuímos para o que acontece à nossa volta, seja bom ou seja mau, cabe-nos assumir a responsabilidade dos nossos atos!


1 comentário:

  1. Não podia estar mais de acordo!
    Tudo isto é plena verdade ! E infelizmente há muitas situações. nao digo iguais a esta, mas que todos apontam o dedo a outras pessoas, sem sequer saberem quem é o verdadeiro culpado. :/

    ResponderEliminar